Navigation-Menus

Saiba como responder a 02 perguntas mais difíceis na Entrevista de emprego


2. Como você ficou sabendo da posição?

Essa pergunta de entrevista aparentemente inócua, esta é realmente uma oportunidade perfeita para se destacar e mostrar sua paixão e conexão com a empresa.

Por exemplo, se você descobriu a vaga através de um amigo ou contato profissional, nomeie essa pessoa, então compartilhe por que você estava tão animado com isso.

Se você descobriu a empresa através de um anuncio na internet ou artigo, compartilhe isso.

Mesmo que você encontrou por meio de um quadro de empregos aleatórios, compartilhe o que, especificamente, chamou sua atenção sobre o papel.

O importante é não deixar passar a oportunidade de demonstrar-se entusiasmado pela vaga.

Tem maneiras pelas quais as pessoas bagunçam a resposta (simples) para "Como você encontrou esta oportunidade de trabalho?"

Eu sei o que você está pensando. Ninguém bagunça essa pergunta, certo? Quero dizer, é o mais fácil que você terá de responder durante sua busca por emprego. Sempre. Quando eu estava recrutando, abordei o assunto com a mentalidade de: “Vou pedir ao candidato que me diga como ele encontrou a vaga apenas para quebrar o gelo”. Ou, vou trazer isso à tona para saber qual dos meus muitos métodos realmente levou a um candidato qualificado sentado na minha frente. Nunca foi uma pergunta capciosa.

Mas eu rapidamente aprendi que, de várias maneiras, este às vezes tropeça nas pessoas. E como já vi alguns dos piores exemplos, veja como você pode evitar cometer os erros mais comuns ao falar sobre como encontrou o emprego.

1.Você se sente desconfortável em compartilhar que um amigo o recomendou?

Entendo. Nepotismo, certo? Que feio. Ninguém quer ter a sensação de que colocou o pé na porta só porque conhece alguém na empresa. O que é pior do que receber um "empurrãozinho" de um amigo? Dançar em torno da resposta, esperando não ter que confessar que não apenas seu futuro está em jogo, mas também seu amigo tem uma taxa de indicação em jogo para conseguir uma entrevista para você.

O que fazer em vez disso

Odeio parecer tão grosseiro, mas se você tem a sorte de conhecer alguém em uma empresa para a qual deseja trabalhar, aperte o cinto e diga a todos que lhe perguntarem exatamente como você descobriu sobre o emprego. Uma resposta simples como, “Fiquei animado ao saber sobre o trabalho com meu amigo que trabalha no [departamento]” é uma resposta perfeitamente correta. Na verdade, é a única resposta que você deve dar se for esse o caso.

Se há uma lição a ser aprendida, é que nenhuma pergunta da entrevista é pequena demais para bagunçar potencialmente. E mesmo os quebra-gelos podem mudar todo o tom de uma reunião com um gerente de contratação. Portanto, responda à pergunta da maneira mais completa e rápida possível para que você possa se concentrar em dizer ao entrevistador mais sobre por que você é a pessoa certa para o trabalho - em vez de enfadonha detalhes sobre onde você o encontrou.


Fonte: Carlos Rodrigues de Souza