Montepuez e Mueda
A ASAC é uma Organização Moçambicana sem fins lucrativos fundada em 2019 com a missão de servir as Comunidades, através da promoção de bem-estar socioeconómica, com visão: de torna-se referência no apoio as comunidades desfavorecidas ao nível nacional tornando elas mais participativas e colaborativas para o seu bem-estar; com objectivo de desenvolver e promover o bem-estar das comunidades actuando nas áreas seguintes: Edução, Saúde e Nutrição, Género, Agricultura, Água e Saneamento, Meio Ambiente, Apoio Jurídico e Cultural.
ASAC pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (2) m/f Mobilizadores Comunitários, baseados em Montepuez e Mueda no âmbito de projecto de Assistência em HIV e tuberculose a IDPs e comunidades de acolhimento afectadas por conflitos e insegurança na província de Cabo Delgado.
Objectivo
- Coordenação e desenvolvimento de estratégias e implementação das actividades comunitárias nos distritos de implementação do Projecto, para assegurar a eficácia e a qualidade deste Programa em todos os Distritos e ou Unidades sanitárias apoiadas pela ASAC.
Responsabilidades
- Mobilizadores Comunitário Facilitarão o envolvimento de membros da comunidade, parceiros e partes interessados locais nas actividades.
- Colaborar directamente com a direcção Provincial de Saúde e as Direcções Distritais de Saúde Mulher e Acção Social (SDSMAS), implementando parcerias com intervenientes para desenvolver as capacidades na coordenação e provisão dos serviços comunitários, centros de acomodação de IDPs e outras intervenções apropriados.
- Compartilhar informações sobre os riscos mais significativos na comunidade aos oficiais do projecto para tomar acções correctivas.
- Facilitar a compreensão de idade, género e adequação cultural durante a implementação.
- Facilitar a organização do treinamento das partes interessados, facilitar actividades de conscientização e disseminação com material IEC em várias comunidades.
- Facilitar a disseminação de informações sobre nutrição, HIV/TB e VBG.
- Realizar encontros e debates de vários temas de saúde, HIV/TB, e a importância da TARV ao nível dos Centros de Reassentamentos e comunidades Acolhedoras.
- Mobilizar as comunidades a aderirem as US, CS a fim de saber o seu estado serológico e garantir a testagem e segmento.
- Realizar visitas de Reforço de Adesão aos pacientes em TARV identificados como factores de risco para encorajá-los a permanecer como aderentes aos cuidados e tratamento em TARV assim como tratamento contra a TB
- Realizar visitas de reforço aos pacientes nos Centros de Reassentamentos e comunidades acolhedoras de modo a reforçar a aderência e retenção das PVHS/TB
Requisitos
- Qualificações Requeridas
- Educação & Experiencia
- Licenciatura Antropologia, Sociologia, desenvolvimento Comunitário ou outras áreas de ciências Sociais.
- Dois (2) anos de experiência trabalhando na área de mobilização comunitária em ONGI’s
- Conhecimentos, Competências & Habilidades
- Habilidades e conhecimentos em mobilização e envolvimento comunitário.
- Capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar;
- Habilidades de comunicação oral e escrita. Proficiência em língua portuguesa, macua e Makonde.
Exigências
- Curriculum Vitae;
- Carta de Candidatura
- Certificado de Habilitações;
- B.I
- Processo de Candidatura
Indique no assunto a vaga que se candidata.
Validade: 09/08/2021
Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados.